terça-feira, 5 de maio de 2009

Douro, Faina Fluvial (1931), de Manoel de Oliveira

Inspirado pelo filme Berlim, Sinfonia de uma cidade, de Walter Ruthmann, Manoel de Oliveira captou artisticamente imagens de um quotidiano da cidade do Porto. Douro, Faina Fluvial é um documentário de 20 minutos que oferece uma arrojada observação da realidade social, incorporando vários elementos da azáfama diária da Ribeira: os homens e mulheres, as máquinas e os carros de bois, os barcos a ponte. E o rio. Um conjunto de elementos articulados que faz desta curta-metragem um testemunho valioso de como se processava a vida do Porto-Douro no final da década de 1920.

Douro, Faina Fluvial foi gravado com recurso a uma máquina de filmar de 35 mm, durante dois anos – as gravações eram feitas ao fim-de-semana. Manoel de Oliveira foi auxiliado por António Mendes – seu amigo e fotógrafo amador. A estreia do filme teve lugar em Lisboa, no V Congresso Internacional da Crítica (Setembro de 1931).

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Douro,_Faina_Fluvial
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=570239
http://www.labcom.ubi.pt/cinubiteca/pdf/planocorte29.pdf
http://www.citi.pt/cultura/cinema/manoel_de_oliveira/douro.html
http://cinept.blogspot.com/2005/02/douro-faina-fluvial-1931.html

1 comentário:

  1. O filme "Douro, Faina Fluvial", que vi pela primeira vez, é muito bonito e cheio de pontos de interesse. O pormenor de ter sido inspeccionado e sancionado para visionamento; a importância que assume como registo de uma época e a sensibilidade e candura com que a mostra; as relações que estabelece - entre homem e máquina, rio e cidade, trabalho e descanso, etc. - são ao mesmo tempo subtis e evidentes; as possibilidades de leitura e reflexão que deixa em aberto. Penso que quando voltar a passar nos espaços que dão corpo ao filme, os vou perceber de forma diferente.

    ResponderEliminar